Dia internacional da animação, 28 de Outubro, foi muito legal a seleção que colocaram, foi exibido na primeira sessão os curtas internacionais, e no segundo os nacional que não perdem em nada em qualidade e história, o pessoal está de parabéns com a proposta do evento, e o espaço da Cinemateca é muito interessante, pelo que me falaram lá foi um matadouro, e agora é um espaço cultural em estilo rústico, vale visitar.
Estavam presente dos curtas nacionais o Paulo Muppet do Birdo com o clipe "Bonequinha do Papai" o curador Fábio Yamaji com o curta "O Divino" e uma representante do Marão do "Eu Queria ser um monstro".
Abaixo da esquerda para direita: Paulo Muppet, Ale Barreto, CriStop da Tv Pinguim e Genovis.
Párabens aos animadores brasileiros!
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
"O Mágico" dos mesmos diretores de As Bicicletas de Belleville
“O Mágico” na 34ª Mostra de São Paulo
Direção de Sylvain Chomet (França), 80 minutos
Cine Tam 4, 27/10 (quarta), 19h00, sessão 574
Cine Livraria Cultura 1, 03/11 (quarta), 22h40, sessão 1252
Mais informações clique aqui: Ultimo segundo
2d ou 3d
Clique aqui : Iludente
Leandro Theodoro e o Seu Pesadelo
Leandro Theodoro chegou a trabalhar comigo no Estudio TV Pinguim, hoje em dia ele trabalha em vários projetos na casa dele, sem tempo para respirar, mas ele conseguiu respirar para fazer um curta que já está dando resultados em amostras. Este trabalho se chama "Meu primeiro pesadelo", como ele mesmo diz:"Curta experimental com umas idéias antigas e concluído no primeiro semestre de 2010.".
Valeu Leandro.
Meu Primeiro Pesadelo - My First Nightmare from Leandro T Gazzi Mendes on Vimeo.
Valeu Leandro.
Dia Internacional da Animação
Clique aqui: ABCA.org.br
30 anos de menino maluquinho
Neste domingo (24/10) o Google fez uma homenagem aos 30 anos do menino maluquinho, caramba, sou mais velho que o garoto, droga.
Clique aqui para ver o site do Menino Maluquinho e aqui para ver o do Ziraldo.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Pequeno Cidadão
É muito legal quando artistas do peso de Arnaldo Antunes e compania se juntam para desenvolver um projeto como este do "Pequeno Cidadão", o Estudio Birdo comandado pelos grandes animadores Paulo Muppet e Luciana Kimie Eguti fizeram esse clipe do Bonequinha do Papai.
Na conta do Arnaldo Antunes no Youtube tem como acompanhar os outros clipes.
Bonequinha do Papai from Birdo Studio on Vimeo.
Na conta do Arnaldo Antunes no Youtube tem como acompanhar os outros clipes.
Clique aqui para ver os outros clipes: Arnaldo no Youtube
domingo, 17 de outubro de 2010
Sinfonia Amazônica - primeiro longa animado do Brasil
Sim, isso mesmo, talvez já viram esta matéria em algum lugar, mas vou divulgar assim mesmo.
Sinfonia Amazônica, produzido e dirigido por Anélio Latini Filho.
E vamos no wikipédia:
"Sinfonia Amazônica é o primeiro longa metragem animado da história do Brasil. Foi produzido inteiramente por Anélio Lattini Filho, que dedicou cerca de cinco anos de trabalho para transformar em desenho animado um pot-pourri de relatos folclóricos da região Norte, entre elas a lenda da Noite, que aborda o surgimento dos animais na floresta e a do Urutau, que narra a formação do rio Amazonas. Anélio fez sozinho cerca de 500.000 desenhos para realizar este longa metragem, criou suas próprias técnicas de animação em uma época de pouquíssimos recursos. A maioria do que aprendeu, foi seguindo seu feeling e criando as próprias técnicas. Sua rotina de trabalho era chegar ao estúdio de animação as 8h00 da manhã e deixá-lo somente as 04h00 da manhã do dia seguinte. Pessoas próximas a ele contam que esta rotina desgastante durante 5 anos de trabalho foi o grande causador de um problema pulmonar que o debilitou e mais tarde veio a se tornar um câncer, encerrando desta forma sua promissora vida. Além do longa metragem, a produção possui um making of que mostra a rotina de trabalho de Anélio e os detalhes da evolução da produção do filme. Em 2009, Sinfonia Amazônica foi exibido no festival Anima Mundi."
O Filme foi comentado no Programa que passa na Tv Brasil, Animania.
Segue os links dos videos:
E o Claudio Bueno que trabalha com Rotoscopia em cinema também está com um projeto muito bacana de restaurar o longa e com uma surpresa a mais.
É isso, vamos resgatar o passado de nossos animadores, é ótimo olhar para o futuro da animação, mas vamos lembrar no passado tem muita coisa boa que tem que ser lembrada, divulguem.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Peixonauta e Amigãozão na revista Veja
Uma pequena matéria sobre animação das séries Peixonauta dos Estudio TV Pinguim de São Paulo e AmigãoZão do Estudio 2d Lab do Rio.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Vetor Zero e Tex Avery
e foi muito bacana a experiência que o Alceu passou, ele falou como foi no começo as dificuldades de produzir animação em 3d no Brasil, pois naquela época existia uma dificuldade em trazer tecnologia estrangeira para o Brasil, dessa forma era muito dificil produzir com a tecnologia do Brasil, comentou também sobre o Hans Dooner da Rede Globo, ele foi um dos precursores do 3d no Brasil, os videos produzidos por ele era finalizado no exterior não no Brasil.
E voltando ao Alceu, com o tempo ele foi evoluindo, contando as dificuldades com os clientes, os modismos de época, os exemplos foram o efeito do morph do clipe Black or White do Michael Jackson e o efeito Matrix (Bullet Time, aquela paradinha no ar e desviamento de bala do Neo), comentou sobre algumas técnicas antigas de efeitos especiais "FX", como eram feitos os efeitos de irmãos gêmeos, Stop motion, Matte Paint (pinturas em vidros feito por artista de pintura a ólea que faziam com tamanho realismo era dificil até de ver o que era real do que não era) e aqueles cabos de sustentação, etc.
Falou também dos comerciais mais famosos da Vetor, a Tartaruga com a cerveja Brahma,
o primeiro comercial com rosto humano em 3d para revista Super Interessante, a criação da Kaya
e muito mais, no site da Vetor Zero tem bastante material dos trabalhos deles em videos .
link: Vetor Zero
E antes do Alceu Baptistão, o Ceu D'ellia curador do NUPA, deu um workshop sobre três grandes animadores:
Tex Avery
Art Davis "não achei a foto, vai um desenho"
Bob Mckimson
Mais para frente vou postar sobre este três desenhistas, que não foram reconhecidos em suas épocas e hoje em dia são referência para todos, não só animadores, como diretores de cinema e teatro, por conta da ousadia de não ter limite a plástica e a animação usada em seus trabalhos, o Tex Avery dizia que o desenho animado não tem limite, você pode fazer de tudo com ele, a parede que separa o espectador do desenho animado se rompe, o desenho sai da película, uma sombra da platéia interfere no desenho, um cabelo da sujeira da película incomoda o desenho a ponte dele arrancar o fio e jogar fora e por ai vai.
Bom divertimento:
Curta Rê Bordosa
Fui conhecer o NUPA no CCJ, gostei muito do espaça que a prefeitura montou, vale a pena dar um passada lá, estava acontecendo uma exposição da animação em Stop Motion (animação de massinha, mais conhecido entre os leigos), está muito bacana de se ver, tem as cenas montadas com os bonecos, os story boards, os estudos dos modelos em desenho, o modo de como foi produzido os bonecos.
Dossie Re Bordosa from Dossiê Rê Bordosa on Vimeo.
Visitem o site Oficial do Curta: Dossie Re Bordosa
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
KIDSCREEN e AWN
A Kidscreen tem revista em pdf, a AWN tinha antigamente para baixar, pelo que vi só tem online, alguém me corrige se achar o formato em pdf e dá pra baixar.
os link para as revistas:
terça-feira, 5 de outubro de 2010
MinC e MMA lançam concurso de animação
Cine Ambiente
MinC e MMA lançam concurso de animação com inscrição até 20 de novembro
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, e o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, lançaram na terça-feira, 5 de outubro, o Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Micrometragem, do Gênero Animação, com a temática “Consumo Sustentável e Biodiversidade” – Cine Ambiente.
As inscrições ficam abertas até 20 de novembro de 2010. O edital vai apoiar a produção de dez obras cinematográficas, com orçamento individual no valor de até R$ 20 mil cada, com duração de um minuto.
A principal janela de exibição será no circuito Tela Verde do MMA e as TVs públicas. A ideia é despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre a temática.
Para se inscrever, os concorrentes deverão apresentar suas propostas mediante a entrega de:
Requerimento de Inscrição;
Projeto Técnico de Curta-Metragem de Animação;
Currículo do diretor;
Autorização de Cessão de Direitos Autorais, quando o roteiro for desenvolvido a partir de obra de terceiro;
Autorização de uso de arquivos de imagens e/ou sons, cujo titular de direitos patrimoniais não seja o proponente;
O Requerimento de Inscrição deverá ser remetido impresso e assinado pelo diretor e/ou produtor concorrente, acompanhado dos documentos citados acima, e seis vias do Projeto Técnico de Micrometragem de Animação para o seguinte endereço:
CAIXA POSTAL Nº 09668
CONCURSO CINE AMBIENTE
BRASÍLIA – DF / CEP: 70040-976
Confira os anexos:
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Ypê Nakashima - Animador Brasileiro - Esse era guerreiro
Faz um tempinho que eu fui visitar uma exposição sobre o trabalho de Ypê Nakashima, e pelo que vi foi um dos precursores da animação brasileira, ele produziu muita coisa para comercial de televisão e chegou a fazer uma série animada "Papa Papo", então pode se dizer que seria a primeira serie de desenho animado do Brasil. O filme que coloquei em destaque é o Piconzé:
"Na pacata vila do Vale Verde, viviam felizes e tranqüilos, Piconzé e seus amiguinhos, Louro Papo, um papagaio, e Chico Leitão, um porquinho simpático e irreverente.
Tudo ia bem até que Gustavo Bigodão e seu bando passaram a roubar os habitantes de Vale Verde.
Num desses costumeiros assaltos, Bigodão rapta Maria Esmeralda, a namorada do Piconzé.
Piconzé e sua turma partem para salvá-la, porém a empreitada não é nada fácil.
Procuram alguém que seja forte para contratar, mas não encontram ninguém. Enfrentam um dragão no meio do caminho. Passam pelo reino do saci. Quase são feitos prisioneiros por uma bruxa.
Finalmente encontram um ermitão com quem Piconzé aprende a lutar para enfrentar o Bigodão e seu bando.
Disfarçado de uma mocinha vendendo cachaça, Piconzé consegue salvar Maria Esmeralda.
De volta à Vila, Piconzé prepara uma grande recepção ao Bigodão que não acredita no que vê. Bigodão e seu bando são derrotados e se regeneram, trazendo a paz e tranqüilidade de volta a Vila Verde."
Ypê Nakashima :
Nasceu em 5 de junho de 1926, na província de OITA (OITA-KEN), na extremidade sul do arquipélago japonês. |
Nessa época, São Paulo já contava com 400 anos de existência, a indústria se desenvolvia a passos largos, no rastro do presidente JK. A televisão, só possuía dois ou três canais; agências de publicidade, eram poucas; os anunciantes veiculavam comerciais na TV com durações de minutos; programas, eram todos ao vivo; havia um ar de romantismo em tudo.
Por alguma razão impossível de se saber, Ypê começou a pesquisar cinema de animação. Uma coisa curiosa que ele associou à pesquisa, foi a fascinação que sentia pelas lendas e folclore brasileiros. Tanto que em pouco tempo criou um personagem chamado Papa-Papo, que era um papagaio. Com este personagem chegou a realizar inúmeros curtas-metragens, que infelizmente nunca foram exibidos em qualquer circuito.
Após oito, nove anos tocando modestamente o seu estúdio sozinho, surgiu uma pessoa, João Luis de Carvalho Araújo, um funcionário do departamento de publicidade da Willys Overland do Brasil.
Após oito, nove anos tocando modestamente o seu estúdio sozinho, surgiu uma pessoa, João Luis de Carvalho Araújo, um funcionário do departamento de publicidade da Willys Overland do Brasil.
Em 1966, dez anos após ter chegado ao Brasil, retorna sozinho ao Japão para tentar conseguir algum acordo comercial com relação às produções de filmes de animação para televisão brasileira. Depois de 40 dias volta ao Brasil, cheio de possibilidades, mas de fato nada de concreto. Por aí, começa a colocar em prática, aquilo que todos que o conheciam chamaram de loucura. A produção de um longa metragem.
Eu dei uma resumida, mas desse ponto ele começou a fazer a produção do Piconzé, e ele é guerreiro, pois naquela época não tinha o recurso que temos hoje, desse modo ele otimizou e adaptou muita coisa para obter o resultado esperado. Pois é, quem quer faz.
Para conhecer mais sobre o Ypê Nakashima entre no site: Núcleo Virgulino
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Nos bastidores da Pixar
Tá dado o recado, livro pequeno, poucas páginas, leitura rápida e baratinho, vale a pena.
Assinar:
Postagens (Atom)