domingo, 17 de outubro de 2010

Sinfonia Amazônica - primeiro longa animado do Brasil

Sim, isso mesmo, talvez já viram esta matéria em algum lugar, mas vou divulgar assim mesmo.
Sinfonia Amazônica, produzido e dirigido por Anélio Latini Filho.
E vamos no wikipédia:
"Sinfonia Amazônica é o primeiro longa metragem animado da história do Brasil. Foi produzido inteiramente por Anélio Lattini Filho, que dedicou cerca de cinco anos de trabalho para transformar em desenho animado um pot-pourri de relatos folclóricos da região Norte, entre elas a lenda da Noite, que aborda o surgimento dos animais na floresta e a do Urutau, que narra a formação do rio Amazonas. Anélio fez sozinho cerca de 500.000 desenhos para realizar este longa metragem, criou suas próprias técnicas de animação em uma época de pouquíssimos recursos. A maioria do que aprendeu, foi seguindo seu feeling e criando as próprias técnicas. Sua rotina de trabalho era chegar ao estúdio de animação as 8h00 da manhã e deixá-lo somente as 04h00 da manhã do dia seguinte. Pessoas próximas a ele contam que esta rotina desgastante durante 5 anos de trabalho foi o grande causador de um problema pulmonar que o debilitou e mais tarde veio a se tornar um câncer, encerrando desta forma sua promissora vida. Além do longa metragem, a produção possui um making of que mostra a rotina de trabalho de Anélio e os detalhes da evolução da produção do filme. Em 2009, Sinfonia Amazônica foi exibido no festival Anima Mundi."




O Filme foi comentado no Programa que passa na Tv Brasil, Animania.
Segue os links dos videos:

E o Claudio Bueno que trabalha com Rotoscopia em cinema também está com um projeto muito bacana de restaurar o longa e com uma surpresa a mais.




É isso, vamos resgatar o passado de nossos animadores, é ótimo olhar para o futuro da animação, mas vamos lembrar no passado tem muita coisa boa que tem que ser lembrada, divulguem.
Postar um comentário