domingo, 17 de outubro de 2010

Sinfonia Amazônica - primeiro longa animado do Brasil

Sim, isso mesmo, talvez já viram esta matéria em algum lugar, mas vou divulgar assim mesmo.
Sinfonia Amazônica, produzido e dirigido por Anélio Latini Filho.
E vamos no wikipédia:
"Sinfonia Amazônica é o primeiro longa metragem animado da história do Brasil. Foi produzido inteiramente por Anélio Lattini Filho, que dedicou cerca de cinco anos de trabalho para transformar em desenho animado um pot-pourri de relatos folclóricos da região Norte, entre elas a lenda da Noite, que aborda o surgimento dos animais na floresta e a do Urutau, que narra a formação do rio Amazonas. Anélio fez sozinho cerca de 500.000 desenhos para realizar este longa metragem, criou suas próprias técnicas de animação em uma época de pouquíssimos recursos. A maioria do que aprendeu, foi seguindo seu feeling e criando as próprias técnicas. Sua rotina de trabalho era chegar ao estúdio de animação as 8h00 da manhã e deixá-lo somente as 04h00 da manhã do dia seguinte. Pessoas próximas a ele contam que esta rotina desgastante durante 5 anos de trabalho foi o grande causador de um problema pulmonar que o debilitou e mais tarde veio a se tornar um câncer, encerrando desta forma sua promissora vida. Além do longa metragem, a produção possui um making of que mostra a rotina de trabalho de Anélio e os detalhes da evolução da produção do filme. Em 2009, Sinfonia Amazônica foi exibido no festival Anima Mundi."




O Filme foi comentado no Programa que passa na Tv Brasil, Animania.
Segue os links dos videos:

E o Claudio Bueno que trabalha com Rotoscopia em cinema também está com um projeto muito bacana de restaurar o longa e com uma surpresa a mais.




É isso, vamos resgatar o passado de nossos animadores, é ótimo olhar para o futuro da animação, mas vamos lembrar no passado tem muita coisa boa que tem que ser lembrada, divulguem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal
Acho interessante que se valorize a história do desenh animado no Brasil, ninguem faz ideia de como era difícil antes do compuador se resolver os efeitos e ter consciencia de que passo se devia dar para produzir uma película de 35mm para tv ou cinema. lembramos dos comerciais, até de alguns estúdios e produtoras, mas o telespectador não sabe os nomes dos animadores deste ou daquele comercial ou fime que ele assistiu.

Katiuscia de Sá disse...

olá. moro em Belém do Pará, e já tem um tempo que a galera que mexe com cinema aqui de minha cidade está doida pra trazer esse filme pra cá para exibir, pois nos identificamos muito com as lendas abordadas no Sinfonia Amazonica, pois retratam nossas lendaslocais, que minha gente do estado do Pará conhece muito bem, já vi entrevistas na TV Cultura sobre o filme e outras coisas dele aqui pela internet. Eu tenho um grupo de animadores e eu particularmente, gostaria de saber se vc conhece a pessoa q tem uma copia q eu possa exibir no CINE OLYMPIA q está completanto esse mes 100 anos de atividade, sendo ele o mais antigo cinema em atividade no rasil, e seria p ocasiao comemorativa do aniversario deste cinema, q exibe programaços gratuitas pra população de Belém, por favor se vc tiver o contato da pessoa q pode representar esse filme, gostaria mt de saber se existe a possibilidade de trazer esse filme para ser exibido em Belém.

Meu nome é Katiuscia de Sá, meus contatos são: hellenkatiuscia@yahoo.com.br / (091)8419 6700 (CLARO)e (91)8816 8761 (OI) e visite http://studioigaradeanimadores.blogspot.com

Grata pela atenção

Unknown disse...

Olá Katiuscia, sobre o contato vou ficar devendo, porque eu só reportei a matéria, que achei muito importante documentar aqui no Bagaça Animada para divulgar esta obra, e estou muito feliz que você e a galera do Pará teem conhecimento deste incrivel material, mas sinto muito em não ter o contato, mas acredito que se você entrar em contato com o ABCA "Assossiação Brasileira de Cinema de Animação" ABCA.org.br, eles podem ter este conhecimento.
E parabéns pelo Estudio Igara, mande noticias de novos projetos que eu reporto aqui no Bagaça.

Abraço