domingo, 14 de novembro de 2010

Joaquim 3 Rios

Com grande satisfação e alegria, conheci pessoalmente um dos grandes animadores brasileiros, precursor do "motion graphics" (animações de logos, textos), antes mesmo desse nome ter sido inventado, e que fizeram parte da minha infância e de muita gente. Foi uma aula de superação e de genialidade. Joaquim 3 Rios foi ao Nupa mostrar um pouco (pois ele tem muito pra contar) sobre sua trajetória: narrou o começo de sua carreira, contando como foi o sua primeira animação, falando sobre suas dificuldades, o jogo de cintura em produzir em uma época difícil de animar no Brasil, sobre seus amigos que participaram em muitos projetos, suas criações para a TV Globo, TV Tupi, entre outras redes, os comerciais (um deles muito conhecido dos cobertores Parahíba), os logos animados da Vinhetas, a abertura do programa dos Trapalhões antiga, entre outras. Atualmente ele faz palestras sobre sua carreira e quem tiver oportunidade de ver, vale a pena! Respeito muito o seu trabalho e digo que temos muito a aprender com ele...

Joaquim 3 Rios, Céu D'ellia (de Blaser) e companhia comemorando um ano de NUPA.

Houve também uma comemoração de 1 ano do núcleo de animação NUPA, parabéns ao curador Céu D'ellia, e também ao Gil Caserta e Laurent Cardon que trabalharam nas oficinas.

Gil Caserta com sua câmera registrando o evento.


Este ai do meu lado é o Joaquim 3 Rios, abaixo tem o link dos videos produzidos por ele, quem postou no vimeo foi o Gil Caserta.

Um comentário:

Genoviz disse...

Parabens Alê por vc estar mostrando os verdadeiros "pioneiros" da animação brasileira neste seu blog!
Grande abraço!