terça-feira, 30 de novembro de 2010

Teste St. Trinian's Animation "animação Sandro Cleuzo"

Teste de animação usando um cartoon clássico britanico do Ronald Searle, com direção do Uli Meyer e Matt Jones, e animados por Sandro Cleuzo "brasileiro" e Hiestand Boris.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Anim!arte 2010

Sim, Anim!Arte, para ser sincero eu não conhecia este festival, onde os estudantes e universitários produzem animações e participam de amostras competitivas nacionais e internacionais, com palestras e sessões de trabalhos de profissionais também, já está na 8ª edição, começou em 2001.

O Festival é um dos principais festivais de cinema e vídeo direcionado para o público estudantil na área de animação e audiovisual da América Latina.

Para mais informações sobre o festival consulte o site: vouanimarte e pelo blog: matilha cultural.

Infelismente em São Paulo (dias 16 e 20 de novembro) já teve sua edição, agora é a vez do Rio de Janeiro nos dias 23 e 24 de novembro na UFF "Universidade Federal de Guarulhos" e 25 à 28 de novembro no Cine Glória, na praça Luiz de Camões.

Abaixo uma foto de uma das instalações que teve no evento em São Paulo, foto tirada pelo Leandro Gazzi, valeu cara!



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Joanna Quinn e Les Mills - Basics Animation: Drawing for Animation

Gosto do trabalho de Joanna Quinn, conheci as suas animações em algum animamundi desses.
Peguei um texto emprestado de um site chamado "screenonline", onde tinha uma materia falando sobre a animadora cineasta. Segue abaixo:



"Desde sua estréia, Girls 'Night Out (1987), Joanna Quinn estabeleceu-se como uma das animadoras mais distintas da Grã-Bretanha - desenha com um forte senso de ritmo visual e de movimento.

Nascido em Birmingham, em 1962, completou uma versão simples de Girls 'Night Out para seu TCC de graduação em 1985, completando dois anos mais tarde, após captação de financiamento do Channel 4 e S4C. Ela entrou para o Festival de Cinema de Annecy, onde ganhou três prêmios e também expos a ela para uma ampla gama de animação internacional, pela primeira vez - e também a falta geral do meio de fortes personagens femininos.

Nesse mesmo ano, mudou-se para Cardiff, atraídos pelas atividades do Capítulo e Oficina de Cinema de Animação. Ela então formou Beryl Produções com o escritor e produtor Les Mills, que havia sido um dos professores de seu colégio. Batizado em homenagem ao personagem de meia-idade central do Girls 'Night Out e seu sucessor Body Beautiful (1990), Beryl é descrito como "a produção de alta qualidade, animação acessível que é observacionalmente base e explora aspectos significativos da experiência humana contemporânea, muitas vezes utilizando humor como um elemento essencial ". Como a maioria das empresas de animação, Beryl Productions alterna entre as comissões de rent-paiyng (campanhas de longa duração para comida para gatos Whiskas e papel higiênico Charmin foram particularmente memoráveis) e um trabalho mais pessoal.

Esta última categoria incluiu Body Beautiful, Elles (1992) e Britannia (1993). A primeira viu sua personagem Beryl competindo em um concurso de beleza com o colega operário Vince em que termina como um hino honestamente delicioso para o corpo feminino - mesmo quando ela apresenta diferentes tamanhos grandes do que o critério de supermodelos. Britannia mudou a sua preocupação da política de gênero para o imperialismo, em uma história animada da charge. Outro marco veio em 1997 com o famoso Fred, uma animação de meia hora para crianças baseado na obra do cartunista Guardian Posy Simmonds, o mais próximo que ela chegou à popularidade. Ela também contribuiu The Tale of Bath's Wife (1998) a adaptação animada da BBC Wales 'Contos de Cantuária de Geoffrey Chaucer.

Um curta-metragem intitulado "Dreams & Desires - Family Ties, foi concluída em 2006, e retorna ao mundo do Beryl, cuja tentativa de um diário em vídeo é, de acordo com Quinn," conseqüências imprevistas e às vezes desastrosa ".

Leitura
"Joanna Quinn em Animação, uma entrevista com Stella Papamichael" Rede de Cinema (25 de Maio 07), http://www.bbc.co.uk/dna/filmnetwork/A23081636
"Sonhos e Desejos", com Joanna Quinn, uma entrevista com Taylor Jessen (11 de julho de 2006), O Show de Animação

Michael Brooke"



Um livro em que ela fala sobre animação está disponível no amazon.
E para quem quiser conhecer mais sobre esta grande animadora é só acessar o link abaixo:
Joanna Quinn:

domingo, 14 de novembro de 2010

Joaquim 3 Rios

Com grande satisfação e alegria, conheci pessoalmente um dos grandes animadores brasileiros, precursor do "motion graphics" (animações de logos, textos), antes mesmo desse nome ter sido inventado, e que fizeram parte da minha infância e de muita gente. Foi uma aula de superação e de genialidade. Joaquim 3 Rios foi ao Nupa mostrar um pouco (pois ele tem muito pra contar) sobre sua trajetória: narrou o começo de sua carreira, contando como foi o sua primeira animação, falando sobre suas dificuldades, o jogo de cintura em produzir em uma época difícil de animar no Brasil, sobre seus amigos que participaram em muitos projetos, suas criações para a TV Globo, TV Tupi, entre outras redes, os comerciais (um deles muito conhecido dos cobertores Parahíba), os logos animados da Vinhetas, a abertura do programa dos Trapalhões antiga, entre outras. Atualmente ele faz palestras sobre sua carreira e quem tiver oportunidade de ver, vale a pena! Respeito muito o seu trabalho e digo que temos muito a aprender com ele...

Joaquim 3 Rios, Céu D'ellia (de Blaser) e companhia comemorando um ano de NUPA.

Houve também uma comemoração de 1 ano do núcleo de animação NUPA, parabéns ao curador Céu D'ellia, e também ao Gil Caserta e Laurent Cardon que trabalharam nas oficinas.

Gil Caserta com sua câmera registrando o evento.


Este ai do meu lado é o Joaquim 3 Rios, abaixo tem o link dos videos produzidos por ele, quem postou no vimeo foi o Gil Caserta.

sábado, 13 de novembro de 2010

Bagaça animada foi ver Maraska





Na Quinta feira dia 11 de novembro, fui ver o lançamento dos quadrinho "Contos de Maraska - Pscircodelia", estavam presentes o desenhista e aniumador Ricardo Sasaki e o M. Maraska vocalista da banda e desenhista.
Teve apresentação em um Pocket Show no auditório da livraria da Vila, e depois o evento foi encerrado com os autografo dos autores.

Nas fotos o de vestido de o Palhaço Maraska é o próprio M. Maraska e ao seu lado o R. Sasaki.
Também estava presente uma galera que trabalhei na época da Tv Pinguim.

Nesta foto da esquerda para a direta está o Leandro Gazzi, Rodrigo Eba animador e músico da banda Claustofonia, eu Ale Barreto, Fernada Ribeiro e Henrique Barone criadores do desenho animado "Abílo e Traquitana" que foi un dos selecionados no Animatv, e na primeira de cima o de camisa verde é o Guilherme animador.


E também estava presente o Kiko Mistrorigo um dos diretores da TV Pinguim. A Célia Katunda também estava presente.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pequenas animações, Grandes diversões



Gosto muito desse estilo de animação, tem pouca duração e é bem simplificado os personagens, mas a animação é muito bem executada. O Estúdio se chama Bird Box, no site tem mais 2 animações e link para o blog deles e sobre o estudio.





segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lançamento da Graphic Novel " Contos e cantos do Maraska." Dia 11/11 na Livraria da Vila!


Será o sonho, realidade...? Pelos olhos de um individuo oculto, conhecemos o palhaço Maraska, que mora num velho circo e vive pedindo esmolas nas ruas. Ele conta e “canta” as histórias de um mundo repleto de seres mágicos, entre eles, Aiam Mit, Argol, a Fadanegra, o Ogro e os vilões Karam Kirkus e Necário. O individuo oculto passa a escrever e desenhas essas historias que o palhaço lhe conta, e questiona a sua própria sanidade mental quando começa a viver as historias também. Ele tem surpreendentes revelações que escolher entre a nossa dura realidade e os bizarros sonhos que tem sobre esse mundo... Difícil escolha... Mas... Não será a realidade um sonho...? Pscircodelia abre as lonas do circo para série infinita de histórias que a banda multimídia Maraska tem pra contar!Obs.: Os autores afirmam que este livro é baseado em experiências “pcircodelicamente” verídicas.

Arte de M. Maraska e R. Sasaki Links:
ricardo-sasaki.blogspot.com
www.maraska.com.br myspace.com/pscircodelia

sábado, 6 de novembro de 2010

Alê Abreu

Nasceu em São Paulo, e com 13 anos já realizou seu primeiro filme em desenho animado através do MIS – Museu da Imagem e do Som o curtinha “Memória de Elefante”, em 1984. Nos anos 90 fez o curta “Sírius” e “Espantalho”. Criacão dos personagens e animação dos comerciais do “io io crem”, entre outras várias ilustrações para revistas, livros e jornais e as latas de leite da Nestlé.

Em 2008 lançou nos cinenas e DVD o longa- metragem “Garoto Cósmico” (cheguei a participar bem no final do filme).







O curta “Passo” (2007) foi exibido nos mais importantes festivais de animação do mundo. Também em 2007 foi um dos artistas homenageados pelo Animamundi, que exibiu uma retrospectiva de seus filmes.



Recentemente concluiu o piloto da série “Vivi Viravento”(2009) para o AnimaTv,(cheguei a postar aqui no blog o link do AnimaTv), o seriado está em Pré-Produção pela Mixer, em co-produção com o Canadá.






E já saiu o seu segundo livro como autor, o infantil “Mas Será que Nasceria a Macieira?”, pela FTD em parceria com Priscilla Kellen.

E atualmente está na produção de seu segundo longa “Cuca no Jardim”, com previsão para 2012. E neste ano o AnimaMundi convidou o Alê a criar a imagem dos 18 anos de Animamundi.




Então eu convido a todos vocês a conheceram o blog do Alê Abreu, lá tem muito mais informação deste grande artista completo, tanto na animação como em escritor de livros e Ilustrador.

Link para o Blog: Alê Abreu

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Alguns desenhos meus

Quando eu estava trabalhando na TV Pinguim, eu e meus amigos tivemos uma idéia de montar um blog e postar alguns desenhos nossos, até que rendeu algumas coisas bacana, nos forçava a fazer sempre algum desenho relacionado a algum tema, estou postando a minha parte que fiz.